Uma aventura secreta do Marquês de Bradomín, de Teresa Veiga

«Enquanto outros, os émulos de D. Juan, cobiçavam as presas difíceis e seduziam pelo prazer de seduzir, ele sentia amor verdadeiro pelas mulheres por quem se apaixonava e respeitava-as o suficiente para não fazer alarde das suas conquistas. Por tudo isto a sua preferência ia para as mulheres experientes e de entre estas para as que passam do tálamo conjugal directamente para os braços dos amantes. Aliás, a sua afirmação, “eu nunca quis ser o primeiro amor de ninguém; preferi sempre ser o último”, parecia-lhe de uma finura e sensibilidade insuperáveis.»


“Há duas décadas que Teresa Veiga vem publicando ficção de um apuro estilístico e uma subtileza notáveis. É o que acontece uma vez mais com Uma aventura secreta do Marquês de Bradomín, colectânea de três contos longos.
O texto que dá nome ao livro é uma noveleta que presta homenagem a Valle-Inclán. Tudo parte de uma investigação acerca de um tal marquês de Bradomín, soldado, político e cortesão da época das guerras carlistas. O aristocrata deixou umas Memórias em três volumes, que fazem dele um aventureiro algures entre Casanova e d’Annunzio. Um conspirador que é também um hedonista sofisticado, amante da arte florentina e dos moralistas franceses.
O narrador do conto decide no entanto completar algumas lacunas das Memórias. Conhece uma anciã que terá sido amante do marquês, quando ele se refugiou no Minho em casa de uns vagos parentes, e recorre a ela para a sua pesquisa. Se o marquês nos foi apresentado por causa da sua autobiografia, o retrato é completado através de uma carta dessa tal senhora. Ou seja: tudo é reconstituído através de textos, e portanto o passado é aqui um exercício de interpretação textual.
Teresa Veiga exibe uma pujante imaginação romanesca (…). Tudo o que parecia idílico e aventuroso é afinal um jogo de sombras que se precipita num desenlace fatal.” 
(Pedro Mexia)


Além deste, Teresa Veiga tem mais títulos publicados na Cotovia: O último amante; História da Bela Fria; A paz doméstica; As enganadas e Jacobo e outras histórias.

Comments

Popular Posts